A abertura das propostas de preço, ocorrida hoje (29), às 10 horas, no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), não alterou o resultado da etapa anterior da licitação que vai definir as agências que ficarão responsáveis pela propaganda do governo baiano. A partir do conhecimento dos preços das empresas, o governo baiano avança em mais uma fase do processo de licitação que se estende desde maio, quando foi lançado o edital.
Tendo como critério a combinação melhor proposta técnica e menor preço, as agências Leiaute, Objetiva, Tempo e Morya mantiveram a posição conquistada na etapa anterior para os lotes 1, 2, 3 e 4 respectivamente.
As propostas de preço apresentaram condições mais vantajosas para o estado nesta licitação, com descontos superiores aos aplicados nos contratos anteriores.
O resultado final da licitação ainda depende da habilitação das três primeiras classificadas em cada lote. As agências vencedoras ficarão responsáveis pela publicidade de todas as secretarias e órgãos aglutinados nos quatro lotes.
De acordo com as regras legais, abre-se o prazo para apresentação de recurso administrativo específico para a questão dos preços. O aspecto proposta técnica já foi superado com os recursos considerados improcedentes.
A primeira fase da concorrência aconteceu com a entrega das propostas pelas agências de propaganda. Participam da licitação 19 empresas de cinco estados, sendo 14 da Bahia, duas de Minas Gerais, uma do Rio de Janeiro, uma de Brasília e uma de Goiás, que disputam uma verba total de R$ 65 milhões.
As principais alterações introduzidas pelo governo no processo de escolha das agências que irão cuidar da propaganda institucional do estado são as exclusões do patrocínio e promoção dos serviços prestados pelas agências e da publicidade legal que passou a ser realizada diretamente pelo estado.