Cem empregos, 60 diretos e 40 indiretos, estão garantidos em Camaçari com a inauguração, hoje (22), da fábrica de negro-de-fumo da Columbian Chemicals do Brasil. A unidade representa um investimento de US$ 75 milhões e vai produzir 75 mil toneladas/ano de negro-de-fumo, pó produzido pela combustão de derivados de petróleo e usado para aumentar a resistência da borracha. A fábrica vai atender aos mercados baiano e nordestino e produzirá nove dos 20 tipos diferentes de insumos para a fabricação de pneus.
A empresa é considerada a terceira maior produtora de negro-de-fumo do mundo, com um milhão de toneladas/ano. A matéria-prima para a produção do insumo será fornecida pela Braskem, também sediada no pólo de Camaçari. Instalada em uma área de 156 mil metros quadrados e com um terço de área construída, a unidade fortalece o segmento automobilístico presente no local, formado pela Ford, Continental e Bridgestone Pneus.
O presidente mundial da Columbian Chemicals, Joe Sup Lee, disse que a Bahia foi escolhida para sediar a unidade por vários motivos. “Muitos dos nossos clientes estão aqui, há fornecimento de matéria prima e a visão do Estado permite que tenhamos uma perspectiva de crescimento”, afirmou. Ele disse que a empresa está aqui para apoiar o robusto crescimento da indústria de pneus no Brasil e que, para isso, a planta foi construída com o que há de mais moderno em tecnologia.
O governador Jaques Wagner afirmou que o relacionamento produtivo e de respeito é a base da relação entre o Governo do Estado e as empresas. “Tenho pedido essa parceria ao empresariado por acreditar que essa concepção moderna é convidativa para atrair novos investimentos”, avaliou. Wagner disse que a presença da Clumbian Chemicals e de outras empresas, como a Ford e a Nestlé, são cartões de visita para a entrada de novos investimentos.