Com produção atual de cerca de dois mil assentos de sofás por dia, voltada exclusivamente para a exportação (Estados Unidos e Canadá), o grupo Natuzzi – proprietário da Italsofá, em Simões Filho, e da Minuano, em Pojuca –, apresentou ontem (29) aos secretários da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, e da Fazenda, Carlos Martins, os planos de comercialização de seus produtos para o mercado nacional e o Mercosul. Participou também da visita o superintendente do Promo – Centro Internacional de Negócios da Bahia, Ricardo Saback.
Maior fabricante de móveis da Itália e líder mundial do segmento, o grupo Natuzzi se instalou na Bahia em 2000 e, com suas duas unidades gera, atualmente, 1500 empregos. “Viemos para cá em busca da capacidade de artesania, do talento do povo baiano, pois apesar de termos um processo industrial a montagem de cada peça exige um processo manual e quase artesanal”, explica o diretor-presidente da Italsofa e Minuano Nordeste (empresas pertencentes ao grupo italiano Natuzzi), Marcelo Miraglia.
Além de conhecerem todas as alas de produção da Italsofá, os secretários puderam conferir os novos planos de negócios da empresa para o mercado interno e Mercosul. “É importante reconhecer e apoiar indústrias mundialmente conhecidas, como as do grupo Natuzzi, instaladas aqui, e o Estado será sempre um parceiro dos que querem investir e consolidar nossas cadeias produtivas”, afirmou Rafael Amoedo.
Além das fábricas instaladas na Bahia, a Natuzzi possui 15 unidades na Itália, uma na China e uma na Romênia, além de uma rede de franquias e lojas próprias das grifes espalhadas em 123 países.