A Companhia Vale do Rio Doce e a Rio Tinto do Brasil estão entre as empresas que adquiriram informações contidas no Levantamento Aerogeofísico Ruy Barbosa/Vitória da Conquista, que engloba a análise de uma área de aproximadamente 42 mil quilômetros quadrados da Bahia, com o objetivo de identificar zonas potenciais de concentração de minerais de interesse econômico. O trabalho foi realizado pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e lançado ontem (16), pelo secretário da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo.

Para o secretário Rafael Amoedo, o setor da mineração é um dos novos vetores de crescimento do estado. “Acredito que nos próximos três anos o setor de mineração aumentará sua participação no PIB da Bahia”, afirmou. O presidente da CBPM, Paulo Fontana, explicou que o levantamento foi realizado com alta tecnologia, rapidez na coleta de dados e possui um alto grau de confiabilidade. O representante da Vale do Rio Doce destacou a importância do trabalho e as áreas da mineradora no estado.

O Programa Sistemático de Levantamentos Aerogeofísicos do Estado da Bahia é desenvolvido pela CBPM desde 1975. O objetivo é dotar o estado de informações confiáveis sobre seu potencial mineral. A iniciativa foi pioneira no país e o resultado é a disponibilização de dados sobre características de ambientes geológicos, possibilitando a seleção de áreas para pesquisa de novos depósitos minerais.

Os interessados em adquirir o levantamento devem procurar a Diretoria Técnica da CBPM, no Centro Administrativo da Bahia, ou pelo telefone (71) 3115-7445. O site da empresa é www.cbpm.com.br.