A ocupação da fazenda Itapuã, na região de Águas de Olivença, a cerca de 30 quilômetros de Ilhéus, por índios da tribo Tupinambá foi avaliada em uma reunião entre representantes da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e do Ibama, hoje (28), pela manhã.
As informações são de que os índios ocuparam a propriedade, na semana passada, reivindicando a demarcação das terras, porque, segundo eles, a fazenda estaria localizada em território tupinambá. O grupo alega também que a ocupação visa conter a degradação do meio ambiente praticada por empresas instaladas na região.
O superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJCDH, Frederico Fernandes, o coordenador de Políticas para Povos Indígenas, Jerry Matalawê, e o superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, acertaram algumas ações emergenciais relativas às queixas dos índios sobre a degradação ambiental na região.
Segundo Costa Pinto, o Ibama só poderá agir depois da vistoria do local, a ser realizada pelo Escritório Regional de Ilhéus. Ficou acordado que Matalawê manterá contato com a liderança indígena local para examinar as reivindicações do grupo sobre a demarcação das terras e encaminhá-las para a Fundação Nacional de Apoio ao Índio (Funai) e o governo federal.