Embarcações com registros e equipamentos de salvamento, além de projetos produtivos para possibilitar a sobrevivência dos pescadores foram algumas propostas do encontro que discutiu o desenvolvimento da pesca e aqüicultura na região do baixo sul da Bahia. A Bahia Pesca vai viabilizar o seu escritório para que a pesca na região obtenha uma base produtiva, fomentando assim a atividade artesanal, empresarial e oceânica.

Uma equipe formada pela Bahia Pesca, Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) e autoridades da região estiveram na segunda-feira (14), na Câmara de Vereadores da cidade de Taperoá, para discutir o Plano de Ação para o Desenvolvimento da Pesca e Aqüicultura nos Territórios de Identidade do Baixo Sul. O debate foi direcionado para as políticas que irão demandar a participação dos diversos parceiros atuantes no setor aquícola e pesqueiro da região.

A Bahia Pesca vai formar redes de produção e desenvolver o beneficiamento e a comercialização pesqueira do baixo sul, para que exista a consolidação e o fortalecimento da pesca artesanal. O presidente da Bahia Pesca, Aderbal de Castro, destacou a criação dessas redes. “Vamos buscar o aproveitamento integral do pescado, com o beneficiamento dos subprodutos, para comercializar o produto com qualidade”, afirma Castro.

No encontro, também foram colocados assuntos relevantes da atualidade baiana, como ações de preservação e conservação dos recursos hídricos, melhoria nas estruturas de viveiros de peixe e desenvolvimento sustentável. Foi debatido, ainda, o potencial que o consumo de pescado pelas comunidades, especialmente as mais carentes, possui via políticas públicas.

A Bahia Pesca vem realizando encontros para discutir planos de ações territoriais nas principais regiões aquícolas e pesqueiras do Estado, visando o fortalecimento da atividade produtiva e articulando ações de avaliação, monitoramento e ordenamento pesqueiro. A estruturação de equipamentos públicos e privados com a finalidade de dar suporte à produção, gestão social e capacitação para o desenvolvimento dos negócios é outro objetivo da empresa.