Em visita hoje pela manhã (29) à Secretaria de Planejamento do Estado, representantes da Embaixada do Japão no Brasil manifestaram disposição de manter as parcerias já existentes e apoiar novos projetos baianos. A decisão foi tomada após ouvirem do secretário Ronald Lobato informações sobre os principais projetos estruturantes previstos pelo governo para a Bahia e os resultados obtidos no estado.
Na área de logística integrada, o secretário destacou a Ferrovia Transcontinental, ligando a Bahia ao Puerto Bayovar, no Peru. “O objetivo é garantir a infra-estrutura necessária à reinserção da Bahia no desenvolvimento nacional, a partir do eixo leste-oeste”, afirmou Lobato, acentuando a posição privilegiada do estado em relação às demais regiões do país.
Também foram mencionadas a ampliação e a instalação de portos e aeroportos, a recuperação de rodovias e as prioridades de desenvolvimento para a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e o semi-árido, através do incentivo ao desenvolvimento dos arranjos sócio-produtivos.

Financiamento

Ronald Lobato explicou que a Seplan é responsável pela articulação das ações que contam com financiamentos e parcerias internacionais. A Bahia mantém relações com o Japão, através do Japan Bank for International Cooperation (JBIC). No roteiro da agenda de trabalho que cumprem no estado, os membros da embaixada japonesa incluíram a visita a algumas das obras do Programa Bahia Azul, que contou com financiamento de US$ 78 milhões do JBIC.
O segundo secretário da Embaixada do Japão no Brasil, Takahiro Yamamoto, disse que “o governo japonês está aberto a novas negociações com o governo da Bahia, diante dos resultados positivos obtidos a partir das ações do Programa Bahia Azul”. Pela manhã, Yamamoto também esteve reunido com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence.
A reunião na Seplan contou também com a participação do chefe de gabinete, Romeu Temporal, e da diretora de Operações de Cooperação Financeira Externa, Luiza Amélia Machado. Representando a Sedur, a diretora de Planejamento de Ações de Saneamento, Maria Valéria Ferreira, o superintendente de Saneamento, João Lopes, e o diretor de Programas e Projetos em Saneamento, Olavo Fraga Lima.