A empresa farmacêutica Novartis informou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que as autoridades sanitárias australianas cancelaram o registro do antiinflamatório Prexige. As medidas a serem adotadas no Brasil serão ainda definidas pela Anvisa, por não terem sido identificados motivos que levassem à adoção de medidas restritivas à comercialização do medicamento no país.

A Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), solicita aos profissionais de saúde ou responsáveis por pacientes que estejam fazendo uso do medicamento Kaletra (solução oral) que notifiquem quaisquer suspeitas de reações adversas ao Sisnea – Sistema de Notificação de Eventos Adversos do Estado.

A medida foi adotada em função do laboratório Abbott do Brasil ter enviado carta aos profissionais de saúde sobre os cuidados a serem observados na administração do medicamento em pacientes pediátricos – superdosagem acidental em crianças.

A Divisa informa ainda que, por determinação da Anvisa, determinou a interdição cautelar, pelo prazo de 90 dias, do lote Q1293 do produto Kit Transformer Antes & Depois Embeleze, fabricado em data desconhecida e com validade até 30/11/2008, pela empresa Phitoteraphia Biifitogenia Laboratorial Biota Ltda, do Rio de Janeiro. O produto apresentou resultado insatisfatório nos ensaios do rótulo, pH, Teor de imunouréia e teor de tensoativo aniônico.

Também foi solicitada a interdição cautelar, em todo o território nacional, do lote 0183, do produto Shampoo Vitaminado Trá Lá Lá Kids, com validade até 01/2010e o lote 1326 do Condicionador Vitaminado Trá Lá Lá Kids, fabricados pela empresa Phisalia Produtos de beleza Ltda, de São Paulo, por apresentar resultados insatisfatórios nos ensaios de rotlagem, aspecto e determinação de pH.