A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), informa que até 8h30 de hoje (27) foram imunizadas na Bahia, 792.537 crianças, menores de 5 anos, durante a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Esses números indicam que 60,02% da meta, que é de imunizar 1,3 milhões de crianças, já foi atingida. Em Salvador foram imunizadas 100.776 crianças, de uma meta de 212.586, dando um percentual de cobertura em torno de 47,4%.
Iniciada no último dia 20, a segunda etapa da campanha de vacinação foi aberta sábado (25), no Jardim Zoológico, com a presença dos secretários da Saúde do estado, Jorge Solla, e do município, Carlos Trindade. Durante a campanha, além da vacina Sabin, estão sendo oferecidas BCG (contra as formas graves da tuberculose), contra hepatite B, tetravalente (contra tétano, coqueluche, difteria e meningite por Haemophilus tipo B), DPT ou tríplice (contra difteria, tétano e coqueluche), DT (contra tétano e difteria), tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) e rotavírus humano (contra infecção por rotavírus).
A campanha, que é coordenada pelas secretarias estadual e municipal de Saúde, prossegue até o dia 31 em todos os postos e centros de saúde e unidades de Saúde da Família da capital e do interior. No sábado, funcionaram mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, numa estratégia que envolveu em torno de 24.461 pessoas.
As crianças que ainda não foram levadas pelos pais para tomarem as doses necessárias para completar o esquema de vacinação devem ser encaminhadas a um posto ou centro de saúde para a aplicação. A vacina contra a poliomielite não tem contra-indicação, afirmam os técnicos da Divep. Mesmo gripada, com febre ou tosse a criança deve ser vacinada.