Interditada desde setembro do ano passado, a unidade de pediatria do Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, começou a ser reformada, hoje (31), para voltar a atender com sua capacidade plena, de 15 leitos. O diretor do hospital, Gilmar Vasconcelos, explica que a unidade ocupa, atualmente, uma ala da clínica cirúrgica feminina, disponibilizando apenas cinco leitos, número insuficiente para atender à demanda regional. As obras constam de correções da estrutura física, redes hidráulica, elétrica e de gases e construção de um quiosque para recreação. A previsão é que sejam concluídas em curto prazo.
O HGPV, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, foi fundado em março de 1947. Conta com 155 leitos, sendo 10 de UTI, constituindo-se na maior unidade hospitalar da região de Jequié. É referência para internações de casos de maior gravidade em pediatria e campo de estágio para estudantes da área de saúde da Universidade Estadual do Sudoeste, FTC e Escola Técnica de Enfermagem.
Distante 358 km de Salvador, o hospital, que atende habitantes de mais de 30 municípios, contabiliza em torno de 11.500 procedimentos ambulatoriais e 700 internamentos/mês, dispondo de ambulatórios de urologia, pediatria ortopédica, ginecologia e pediatria e internações nas especialidades de clínica médica, obstetrícia, cirurgia geral e psiquiatria. Recentemente, foi feita uma reforma na UTI – que funcionava com apenas seis leitos – possibilitando a volta da sua capacidade atendimento.