Ações do Governo do Estado nas áreas de saúde, educação, geração de emprego e renda, infra-estrutura e desenvolvimento urbano foram garantidas na tarde deste sábado (25) para a população de Maragojipe, durante a visita do governador Jaques Wagner ao município, que fica a 133 quilômetros de Salvador, no Recôncavo Sul. Após participar da largada da 38ª edição da tradicional regata Aratu-Maragojipe, na Base Naval de Aratu, e inaugurar oficialmente o sistema de abastecimento de água da ilha de Bom Jesus dos Passos, distrito da capital baiana, Wagner encerrou a maratona do dia prestigiando a festa do padroeiro da cidade, São Bartolomeu.

A entrega de uma unidade móvel de saúde para Prefeitura Municipal, doada pelas Voluntárias Sociais da Bahia e reformada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), faz parte do Programa Saúde da Família e atenderá comunidades rurais, em especial as quilombolas e marisqueiras, com serviços de saúde preventiva nas especialidades de clínica médica, enfermagem, odontologia e, posteriormente, ginecologia.

A estudante Joana Pereira, 17 anos, contou que estava na Praça do Cajá, local onde foi armado o palanque para o pronunciamento das autoridades presentes, para ver de perto o governador e a primeira dama Fátima Mendonça, mas nem sabia exatamente o porque eles estavam lá. Quando o prefeito da cidade, Sílvio Ataliba, anunciou a entrega da unidade, ela exclamou: “finalmente alguém olhou por nós”. Questionada sobre o motivo daquela reação, a jovem, filha de pescador e marisqueira, explicou, com simplicidade: “quando soube que eles viriam para cá, pensei que fosse por causa da chegada da regata ou da festa. Não imaginei que iriam trazer atendimento médico para nós. Isso é muito bom”.

Para capacitar a população e fortalecer a atividade pesqueira, foram assinados dois convênios entre os governos estadual e municipal. Um certifica a reativação da antiga Escola Agroindustrial de Maragojipe, situada no distrito de Guaí. A unidade, construída em 1952, foi desativada na década de 80 e depois incorporada à Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). O projeto de revitalização consiste na implementação de oficinas e cursos agrícolas de curta duração para qualificação da mão-de-obra do recôncavo, a princípio 1,2 mil jovens. Já o outro documento permite a ampliação do mercado do peixe do município, beneficiando 3,5 mil pescadores.

Os apelos dos moradores para a recuperação do trecho de 22 quilômetros da BA-420, que liga o município a São Félix, também foram atendidos. O Departamento de Infra-Estrutura de Transportes da Bahia (Derba) só aguarda o período de estiagem para iniciar os serviços emergenciais. Além dos dois municípios, a restauração da estrada beneficiará Cachoeira, Muritiba, Nazaré e Vera Cruz, atendendo 180 mil habitantes.

O anúncio da operação tapa-buraco, que deve ser encerrada no final de setembro pela residência do órgão em Santo Amaro, deixou satisfeito Marivaldo Campos, 39. Pouco antes do governador declarar que os recursos da obra já estão assegurados, o comerciante comentava com sua esposa, a dona-de-casa Maria de Lurdes Campos, 37, a necessidade de reparos naquela via. “Tinha acabado de falar que o governador deveria ter vindo de carro para ver a quantidade de buracos na pista”, disse sorrindo. “Ainda bem que isso não foi preciso e ele teve a sensibilidade de entender os nossos pedidos”, completou.

Outra ação importante e com verba garantida é a implantação do sistema de esgotamento sanitário, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Serão instalados 6,2 mil metros de rede coletora, três estações elevatórias, três mil metros de linha, uma lagoa para tratamento e 1,69 mil metros de emissário, melhorando a saúde e a qualidade de vida da população.