A Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informa à população que, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estão suspensos a fabricação, distribuição, comércio e uso dos medicamentos Estomalino (caixa com 60 cápsulas) e Ginko Biloba (pote com 50 cápsulas), pomada de arnica (pote com 30 gramas) e dos produtos Copo da Saúde, Hipertensivo (caixa com 60 cápsulas) e Hemorróidino (caixa com 60 cápsulas), todos fabricados e comercializados pela Floriam Laboratório Farmacêutico Ltda., com sede em Ipanema, Minas Gerais. A medida foi tomada em função de os produtos não possuírem registro/notificação perante a Anvisa.
Também por determinação da Anvisa, estão suspensos a fabricação, distribuição, comércio e uso do medicamento Zylium (cloridrato de ranitidina), 150 miligramas, comprimido, lote 9150, fabricado em março de 2006 e com validade até março de 2008, da Farmasa Laboratório Americano de Farmacoterapia S/A, de São Paulo. O produto apresentou resultado insatisfatório para o ensaio de dissolução, não atendendo às exigências regulamentares da Anvisa.

Interdição cautelar

A Divisa também está divulgando a interdição cautelar, em todo o país, do medicamento Cardiodopa (Metildopa), 500 miligramas, lote 06.10.1177, com data de fabricação de outubro de 2006 e validade até outubro de 2011, fabricado pela Royton Química Farmacêutica Ltda., com sede em São Paulo.
A interdição, pelo prazo de 90 dias, determinada pela Anvisa deveu-se ao resultado insatisfatório apresentado no ensaio de dissolução de Metildopa no laudo de análise fiscal.