Começa na próxima segunda-feira (27) a Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária, iniciativa da Sociedade Brasileira de Mastologia, que este ano tem como slogan Fique de olho. Câncer de mama tem cura e como madrinha a atriz Taís Araújo.
Na Bahia, as atividades da semana, realizadas em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Centro Estadual de Oncologia/Cican, serão abertas às 8h30, no Cican, com a presença do presidente da regional baiana da Sociedade Brasileira de Mastologia, Roberto Kepler.
A Semana Nacional do Incentivo à Saúde Mamária tem como principal objetivo conscientizar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando o auto-exame e a consulta periódica ao especialista. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada 36 minutos morre uma mulher vítima do câncer de mama no Brasil.
No Cican, durante toda a semana – de 27 ao dia 1º de setembro –, nos dois turnos, acontecem palestras educativas, voltadas para a clientela do serviço. No sábado (1º), pela manhã, além das atividades educativas, especialistas estarão dando orientações sobre o auto-exame e a importância do diagnóstico precoce.
Também no sábado serão disponibilizadas mamografias para as 40 primeiras mulheres que procurarem o serviço e 30 ultrassonografias mamárias para a clientela do centro.
No Hospital Aristidez Maltez, de terça a sexta-feira, 20 mamografias/dia estarão disponíveis, e mais 40 exames na manhã de sábado (1º) para mulheres a partir de 40 anos que não se submetem ao exame há um ano, independente de serem acompanhadas na unidade e possuírem solicitação médica.