O Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (GERRC) prendeu Ariel Santos da Silva, 28 anos, um dos assaltantes envolvidos no roubo do veículo Focus pertencente à frota da Casa Civil do Governo do Estado, ocorrido no dia 5 de abril, no bairro da Graça. Conhecido como “Irmãos Gêmeos”, Ariel esteve internado nos últimos 15 dias, no Hospital Geral do Estado (HGE), após um acidente de motocicleta no assalto praticado no bairro de São Marcos.
Ariel integrava a quadrilha de Paulo César Oliveira da Encarnação (Goiô), de 20 anos, apontado como o líder do tráfico de drogas na invasão do Coroado, em São Marcos, e que também participou do roubo ao carro oficial. “Goiô” está preso desde o início deste mês no GERRC. O delegado Antônio Cláudio Pereira Oliveira, coordenador do Grupo, intensificou as buscas a Ariomar Santos da Silva, irmão gêmeo de Ariel – o terceiro envolvido no roubo do carro da Casa Civil, localizado pela polícia três dias depois, em um dos estacionamentos da Estação Rodoviária.
A captura de Ariel foi em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, expedido pela juíza Natir Dantas Weber, da 2ªVara de Tóxicos. Além de envolvimento com o tráfico de drogas, ele tem passagens pela polícia por assaltos a coletivos. Em 2005, Ariel esteve custodiado na sede do GERRC, no Complexo Policial da Baixa do Fiscal.

Desarticulação

A quadrilha de Paulo César Oliveira da Encarnação começou a ser desarticulada em julho passado, quando policiais do GERRC e do “Grupo Visão Noturna” capturaram 12 pessoas na Invasão do Coroado, ao cumprirem mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra marginais envolvidos em assaltos a ônibus e no roubo do veículo Focus.
A polícia prendeu Gilvan Faustino da Silva, Jônatas dos Santos Castro, Marivaldo Dias Andrade, Alessandro Conceição Souza, Marta Santos de Oliveira, além dos comparsas conhecidos como Jonjon, Chouriça, Naldo, Muriçoca, Tuca, Júnior e Nino. Também apreendeu armas, munições, jóias, celulares e documentos de vítimas de roubos. Na operação, o assaltante Antônio Carlos dos Santos Soares Filho morreu, durante troca de tiros. Uma garota de 13 anos, de iniciais AC.D.O, e um garoto de 14, de iniciais J. A. O. C, foram presos e conduzidos à sede da Delegacia para o Adolescente Infrator, em Brotas.
No início deste mês, “Goiô” foi preso por policiais do GERRC na Estação Rodoviária de Salvador, quando tentava fugir para Sergipe. A captura do traficante foi em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, expedido pela 2ª Vara de Tóxicos. Ele confessou ao delegado Antônio Cláudio Oliveira, o assassinato de três rivais do tráfico, – “Devinho”, “Baial” e Édson”, na região de São Marcos, além de cerca de 60 assaltos a ônibus.
“Ele liderava uma quadrilha especializada em assaltar ônibus e, com o dinheiro roubado pelos comparsas, financiava a compra de cocaína, maconha e de crack para revenda”, informou o delegado, que indiciou Paulo César por tráfico, roubo e homicídio qualificado. Encaminhado ao GERRC no dia 7 de agosto, “Goiô” declarou que o seu fornecedor da droga era o traficante conhecido como “Fernando Cabaço”, um dos que fugiram do Presídio Salvador com o traficante e assaltante Éberson Souza Santos (Pitty), no dia 26 de junho. Informou ainda sua ligação com o traficante conhecido com Edney, que mantém o comércio de drogas na invasão Planeta dos Macacos.
A polícia apurou que “Fernando Cabaço”, preso, recentemente, por policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecente, chegou a intermediar um contato de Paulo César com “Pitty”, para que se associassem no tráfico de drogas em outras regiões da cidade. Com a morte de “Pitty”, “Goiô” decidiu fugir para Sergipe, onde tem familiares, sendo capturado, antes do embarque, quando fazia um lanche na Rodoviária.