O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi) vai realizar, a partir do dia 28, o curso de Identificação por Rádio Freqüência (RFID), as “etiquetas inteligentes” que surgem como alternativa ao código de Barras. Para o primeiro módulo (teórico), estão disponibilizadas 40 vagas. As aulas serão das 8 às 12 horas. O curso é gratuito e patrocinado pela Butway.
Para realizar, o curso, o Cepedi e o patrocinador fizeram uma parceria com a HP Brasil com o objetivo de criar competências na região em tecnologia de rádio freqüência e estabelecer um laboratório de RFID no Cepedi, pioneiro na Bahia. O curso tem como público alvo gestores em Tecnologia e Informação do Pólo de Informática e Eletroeletrônico de Ilhéus, professores, estudantes da área de TI, técnicos e estagiários do próprio centro e empresários da Incubadora de Empresas/Ineti.
O RFID é uma tecnologia que vai ajudar varejistas, fabricantes e cadeias de supply chain em geral a reduzir custos e melhorar o fluxo de distribuição por toda a cadeia produtiva, resultando inclusive em maior disponibilidade de produtos nos pontos de venda. A HP foi recentemente certificada pelo EPCglobal, órgão internacional responsável pelos padrões de códigos eletrônicos de produtos (EPC). Tornou-se a primeira empresa brasileira a receber esta acreditação para o seu Centro de Excelência em RFID – RFID CoE.
O curso será coordenado pelo professor Joel Sanchez Dominguez, formado Suma Cum Laude em Engenharia de Automação em 1998 pela Universidade de Tecnologia de Havana (IPSJAE). Atualmente ocupa o cargo de especialista principal do Grupo de Interfaces do Departamento de P&D.