A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) assinou hoje (24), no Centro de Educação Desportivo e Profissional (Cedep) de Alagados, um protocolo de intenções com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon). O objetivo é empregar no setor 109 jovens capacitados pelo projeto Educar para Construir, uma parceria entre a Sedes, via programa Jovens Baianos, e a ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM).
“Nosso governo está priorizando os mais pobres, as mulheres e a juventude. Estamos cumprindo o papel do Estado, criando oportunidades”, disse o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção. Ele afirmou que a Sedes quer realizar parceria com todas as entidades que tenham como meta fazer um trabalho voltado para o desenvolvimento social.
No evento, o secretário, junto com a superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar da Sedes, Ana Torquato, ajudou a entregar os certificados do curso de mestre-de-obras aos jovens beneficiados. Eles receberam habilitação nas práticas de pedreiro, eletricista, encanador e pintor.
Foram certificados ainda mais 40 jovens moradores de Alagados e entorno, com idade entre 18 e 24 anos, em diversas modalidades esportivas. Eles atuarão na comunidade treinando outros grupos. A inclusão digital também fez parte dos cursos, incrementando a capacidade de atuação dos jovens no mercado de trabalho.
“Contribuímos com apenas uma pista para que esses agentes comunitários sejam protagonistas da cidadania”, disse Torquato. Assunção informou que a meta da Sedes é aumentar o número de jovens atendidos para 250.

Quadra esportiva

A primeira ação dos jovens integrantes do projeto foi usar os conhecimentos adquiridos no curso de mestre-de-obras para construção da quadra esportiva do Colégio Estadual Ivone Vieira Lima. Na manhã de hoje, eles inauguraram o espaço com a presença do secretário, ONGs parceiras e integrantes da comunidade.
Assunção fez questão de lembrar da origem de muitos jovens participantes dos Jogos Pan-americanos, também de comunidades pobres e que encontraram no esporte o caminho da cidadania e da inclusão social. “Espero o mesmo para a juventude de Alagados”, declarou.