Gestores dos órgãos da administração pública estadual que atuam nas áreas de Recursos Humanos, licitações, contratos e compras governamentais, participaram hoje (28), na Quinta da Beneficência Portuguesa, de um encontro para apresentação e explicação dos procedimentos das Procuradorias de Licitações, Contratos e Pessoal. O objetivo do evento foi expor para os servidores o papel da PGE e colher sugestões para o aprimoramento do diálogo entre a instituição e os demais órgãos da Administração Direta do Estado.
Na abertura do encontro, o Procurador Geral do Estado, Rui Moraes Cruz, enfatizou a importância histórica do evento, que marca “o estabelecimento de uma rotina de procedimentos construída através da troca de informações e das necessidades cotidianas”. A opinião foi compartilhada pelo secretário da Administração, Manoel Vitório da Silva Filho, que ressaltou a segurança e celeridade no trâmite dos processos como essenciais para imprimir uma mudança significativa no ritmo de trabalho da administração pública. “Precisamos evitar o re-trabalho, ou seja, a formação de processos maus instruídos, que implicam em perda de tempo”, enfatizou.
Presente ao encontro, a secretária da Casa Civil, Eva Maria Dal Chavon, lembrou que os gestores públicos precisam “acreditar no trabalho em equipe, como forma de obter sucesso no projeto de inclusão sócio-econômica que este novo governo começa a implementar”.
Na reunião também foram abordados temas como o “Papel da PGE – funções constitucionais, estrutura orgânica, fluxo e demanda de processos”, “A Procuradoria Judicial, sua importância e a necessidade de suporte do seu trabalho pela Administração Pública” e a “Instrução de processos administrativos: aspectos gerais de técnica processual (autuação, numeração, certificação, ordem cronológica, etc)”. Ao longo do dia, os gestores participaram de diversos debates sobre o funcionamento dos órgãos da PGE, e questões referentes à agilização de procedimentos.