Trabalhar de forma cooperativista prestando serviços de manutenção e instalação elétrica é a proposta da Primaluz Associação dos Eletricistas do Subúrbio Ferroviário, que esteve presente no encontro de grupos produtivos realizado na tarde de terça-feira (21). Promovido pela Superintendência de Economia Solidária (Sesol), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o evento aconteceu no Auditório do Espaço Crescer.
A Primaluz está fazendo os últimos retoques na sede, localizada em São João do Cabrito. Segundo Alexinaldo dos Santos, um dos cooperados, a associação está na última etapa do processo de legalização. “Acredito que em um mês estaremos funcionando a todo gás”, diz esperançoso.
Grupos assessorados pela Avante – Educação e Mobilização Social participaram do encontro que tratou dos princípios e conceito de Economia solidária (Ecosol). A coordenadora de Formação e Divulgação da Sesol, Lara Matos, apresentou os princípios da Ecosol: autogestão, solidariedade, viabilidade sócioeconômica e cooperação.
Lara também falou sobre das posturas que fazem parte desse conceito, a exemplo do consumo ético – opção pelos produtos da rede de economia solidária –, o comércio justo, onde todas as partes levam vantagem na negociação, além da preservação do meio ambiente e do ser humano.

Divulgação

Também se instalando para prestar serviços de eletricistas, a Cooperativa Elétrica Renascer Alto das Pombas – Calabar (Cooperac), na Federação, em processo de formação, apresentou o trabalho a ser desenvolvido e as formas de divulgação da atividade, que inclui o site feito pelos próprios cooperados. “Além da formalização da cooperativa nossa preocupação é com a divulgação do trabalho”, lembra Paulo Santos, um dos cooperados.

A Cooperac funciona na Associação de Moradores do Calabar, tem sete associados e, assim como os outros grupos presentes no encontro, receberam o apoio da ONG Avante. “Nós fizemos o curso de eletricista e nosso objetivo é expandir o conhecimento da atividade”, adianta Paulo. 
Segundo Sílvia Porto, da organização não-governamental Avante, o serviço de eletricidade da Cooperac é uma das três linhas de ação do Projeto Grãos, desenvolvido pela ONG. As duas outras são alimentação e corte e costura, envolvendo jovens das comunidades do Calabar, Alto das Pombas e Roça da Sabina. “Nosso objetivo é fortalecer as iniciativas empreendedoras locais, priorizando a auto-sustentabilidade. Contamos para isso com o apoio da Setre”, explica Sílvia.
Os Empreendimentos de Economia Solidária de Alimentação de Salvador realizam amanhã (23), às 9h, no Auditório do Espaço Crescer da Setre, palestra para promover a reflexão e relatar experiências de cooperativas, associações, grupos e redes de alimentação solidária. O evento faz parte da série de atividades para a formação da Rede de Alimentação de Salvador.