Insetos, dragões, árvores e mais o que a imaginação permite dão formas às peças produzidas por Fábio Ribeiro, 25 anos, que expôs na Feira Baiana de Artesanato, domingo (26), na Cabana da Barra, a última da temporada março/ agosto deste ano realizada naquele espaço.
A partir de 14 de setembro, a feira promovida pelo Instituto Mauá passa a ser realizada semanalmente, de sexta a domingo, das 16 às 22h, no estacionamento do Aeroclube Plaza Show, Boca do Rio. Além de artesanato e pratos da culinária da Bahia, no novo local haverá espaço para exposição de trabalhos de artistas plásticos baianos.
Pela primeira vez participando de uma feira de artesanato, Fábio espera que a sua presença no evento ajude na divulgação do seu trabalho. “Só produzo através de encomendas e espero fazer bons contatos”, disse o artesão, enquanto apresentava seus trabalhos.
Ele contou que desde criança tem fascínio por insetos e bichos. Há nove anos, viu uma peça feita de cobre e tentou imitar. “Não é que eu fiz uma melhor”, disse, orgulhoso. A atividade, que começou como brincadeira, acabou virando profissão para Fábio. Aos poucos, ele foi aprimorando a técnica e hoje faz peças usando fios de cobre, alumínio e latão.
Também estreantes na feira, três jovens que estão sendo treinados pelo Consórcio Nacional da Juventude expuseram trabalhos em bordado, crochê e modelagem, resultado da atividade desenvolvida no curso de corte e costura do programa.
Fabiana Santos, 21 anos, Marcelo Silva, 18, e Tiane Silva, 20, representaram os 40 alunos que participam do treinamento, uma parceira entre a organização não-governamental (ONG) Avante – Educação e Mobilização Social e a Associação Beneficente 25 de Julho, localizada em Plataforma, subúrbio ferroviário.