Apresentar uma nova proposta de trabalho, com o objetivo de tornar a empresa mais competitiva e mais preparada para auxiliar os parceiros-clientes na efetivação das políticas públicas do governo Jaques Wagner. Esta foi a motivação da visita da diretoria da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) à Secretaria do Planejamento (Seplan) na manhã de hoje (10).

A diretoria da Prodeb, que já realizou encontros semelhantes na Casa Civil e na Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), está implementando uma nova estratégia para reposicionar a empresa no mercado, oferecendo serviços a preços mais competitivos, sem desviar o foco da qualidade. “Queremos atender melhor ao Estado, sendo uma empresa viável financeiramente também para nossos parceiros-clientes”, afirmou o diretor-presidente da Prodeb, Alexandre Junqueira.

Entre outros projetos apresentados pela Prodeb, o gerente de Negócios, Lucas Machado, anunciou ao secretário do Planejamento, Ronald Lobato, que faz parte da estratégia da empresa disponibilizar uma ferramenta colaborativa de correio eletrônico em software livre até o final do ano. “A nova ferramenta vai representar uma significativa redução de custos, funcionando como uma espécie de projeto de inclusão digital para o funcionalismo”, acrescenta.

O secretário Ronald Lobato afirmou que a Seplan está disposta a ajudar a Prodeb em prol da revitalização proposta para a empresa. “É preciso ajustar a questão dos serviços oferecidos, agregando ou reduzindo de acordo com as reais necessidades. Além disso, faz-se necessário repensar o preço que se pode praticar e o que o cliente tem condições de pagar”, diz Lobato.

Todos os serviços oferecidos pela Prodeb à Seplan estão sendo reavaliados e serão redimensionados de acordo com as novas demandas da secretaria. Está sendo traçado um plano de trabalho entre a Diretoria de Atendimento da Prodeb e a Diretoria Geral da Seplan, visando a otimização da relação custo/benefício na contratação e/ou manutenção dos serviços prestados. Entre eles estão a internet, gestão da Rede Governo, processamento de dados, hospedagem de sites (SIG-Bahia, PPA Participativo e Orçamento Cidadão), além de outros.