Os membros do Comitê das Bacias Hidrográficas do Leste (CBHL) se reúnem na III Reunião Plenária Ordinária, terça-feira (11), no auditório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), no município de Itabuna, a partir de 8h30.

O encontro tem como pauta a apresentação do Curso de Capacitação em Hidrometria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que será oferecido em parceria com a Superintendência de Recursos Hídricos do Estado da Bahia (SRH) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), e a revisão do Plano de Bacia Hidrográfica da região.

O curso visa capacitar gestores ambientais, membros do comitê e representantes da sociedade civil com atuação na área de recursos hídricos a fazer a medição e amostragem da qualidade e da quantidade da água na região. O curso, que tem carga horária de 150 horas, está previsto para o mês de outubro.

Atendendo a uma solicitação do presidente do Comitê do Leste, Elias Leal Veloso, a reunião plenária vai discutir também a reformulação do Plano de Bacia da Região, a partir de uma exposição de Luzinaldo Passos Jr., coordenador da Coordenadoria de Planejamento de Recursos Hídricos da SRH.

Segundo ele, um Plano de Bacia é como um plano diretor, ou seja, um instrumento de gestão do processo de planejamento participativo com objetivos e diretrizes para as ações a serem realizadas na Bacia do Salitre a curto, médio e longo prazos, visando seu desenvolvimento sustentável.

“A finalidade do plano é traduzir os anseios e desafios da sociedade atuante na bacia ou na região hidrográfica”. A Bacia do Leste possui um plano produzido em 1996.

De acordo com o técnico da SRH, Sílvio Nascimento, responsável por acompanhar as ações do Comitê do Leste, esta reunião vai ser uma oportunidade para anunciar o projeto “Encontro pelas Águas”, que acontecerá no próximo dia 22, em Ilhéus, cujo tema é a Juventude e sua relação com o cuidado e a proteção das águas.

O encontro contará também com a participação do Coordenador da Casa de Recursos Naturais, Rafael Souza Nascimento, e da técnica Edna Hoppe Vicenzi, ambos representantes da SRH no Comitê.

A SRH vai participar da reunião através da (Coperh) e da Coordenadoria de Estratégia e Gestão (Coeg). As Bacias Hidrográficas do Leste compreendem uma área de 9.507 km², com 682.652 habitantes e tem como os principais rios: o Cachoeira, Almada, Colônia, Santana, Una e Rio Doce.

Os Comitês de Bacias fazem parte da composição dos Sistemas Nacional e Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. Cada comitê é formado por representantes do poder público (municipal, estadual e federal), usuários da água (abastecimento humano, irrigação, energia elétrica, navegação, lazer e turismo e pesca) e sociedade civil. São eles que promovem o diálogo com todos os interessados na questão da água e resolvem os conflitos de interesse do uso da água na bacia. Isso faz com que a gestão seja conduzida de forma democrática e participativa.