O Cordel das Águas, lançado ontem (26) pela Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), em parceria com a Petrobahia, será distribuído para todas as escolas da rede estadual para ser utilizado como instrumento de educação ambiental. A informação é do secretário da Educação, Adeum Sauer, que participou do evento, realizado no Auditório Paulo Jackson, na SRH.
Escrito pelo poeta Maviel Melo, o Cordel das Águas traz, em verso e prosa, mensagens que retratam, por exemplo, “a escassez desse bem precioso no mundo e a poluição das águas que afetam todas as espécies vivas do planeta”.
O diretor-geral da SRH, Júlio Rocha, afirmou que a opção de convidar um cordelista para realizar o trabalho foi uma forma de valorizar a linguagem literária e promover uma maior sensibilização sobre a necessidade do cuidado com as águas. “É uma possibilidade de chegar na ponta, de incentivar nas pessoas o cuidado com as águas e de mostrar que a parceria poder público-iniciativa privada dá certo”, explicou.
Empossado como membro titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), Sauer disse que ao publicar o Cordel das Águas a SRH contribui para o desenvolvimento de cidadãos e cidadãs conscientes do seu papel no trato com os recursos hídricos. “Vamos trabalhar junto com vocês, distribuindo o cordel nas escolas”, afirmou.
O presidente da Petrobahia, Luiz Gonzaga do Amaral, destacou que a instituição participa do projeto por ter compromisso com a defesa e a preservação dos recursos hídricos.