Pescadores e Marisqueiras de todas as regiões da Bahia participam, sábado (15), em Canavieiras, a 596 km de Salvador, no Sul do Estado, do Encontro dos Pescadores e Marisqueiras Pelas Águas. Trata-se de uma reunião temática de sensibilização para a proteção, conservação e uso sustentável da água, que visam preparar diversos segmentos da sociedade e do governo para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, que acontecerá em março de 2008. Isto será feito através do debate sobre a relação com a água, onde serão discutidos os principais problemas ambientais que afetam a vida das pessoas.
Do Encontro, sairá a Carta Coletiva Pelas Águas, um documento que conterá as demandas da sociedade para ser apresentado na Conferência. A perspectiva é a de que o Encontro pelas Águas com pescadores e marisqueiras reúna cerca de 400 pessoas em Canavieiras.
Este é o segundo evento da série “Encontros Pelas Águas”, promovida pela Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), que de agosto a outubro reunirá em nove bacias hidrográficas do Estado as comunidades tradicionais como pescadores e marisqueiras, jovens, empresários, povos indígenas, povos do campo, crianças, mulheres, quilombolas e comunidades de terreiros, com o objetivo de construir a Carta Coletiva pelas Águas. Todos terão como eixos temáticos: “Nós e a Água”; “Problemas da água no lugar em que vivemos”, “Nossos sonhos para a água” e “Nós e a gestão das águas”.
O diretor-geral da SRH, Julio Rocha, afirmou que os Encontros Pelas Águas visam mobilizar as comunidades locais para participar da elaboração da política pública pelo cuidado e proteção das águas. Ele destacou que o nome da série “Encontros pelas Águas” ressalta o propósito de articular as pessoas por meio das águas e em defesa das águas.

Programação

Os Encontros acontecerão aos sábados, de 8h às 17h. O primeiro foi em Salvador, no dia 24 de agosto, com as Comunidades Terreiros.
15/09 – Canavieiras – Bacia do Pardo e Jequitinhonha – Encontro dos Pescadores e Marisqueiras pelas Águas – Escola Estadual 15 de Outubro;
22/09 – Ilhéus – Bacia do Leste – Encontro dos Jovens pelas Águas;
26/09 (quarta-feira,19h) – Salvador – Bacia do Recôncavo Norte -Encontro dos Empresários pelas Águas;
29/09 – Euclides da Cunha – Bacia do Itapicuru – Encontro dos Povos Indígenas pelas Águas;
6/10 – Juazeiro – Bacia do Salitre – Encontro dos Povos do Campo pelas Águas;
13/10 – Irecê – Bacia do Verde e Jacaré – Encontro das Crianças pelas Águas;
20/10 – Mucugê – Bacia do Paraguaçu – Encontro das Mulheres pelas Águas;
27/10 – Santa Maria da Vitória – Bacia do Corrente – Encontro dos Quilombolas pelas Águas.