Uma equipe formada por dois médicos veterinários e dois auxiliares da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia apreendeu, na última segunda-feira (10), 84 frascos de produtos quimioterápicos com data de validade vencida, em um único estabelecimento, no bairro do Rio Vermelho.
Ação fiscalizadora resultou na multa de três estabelecimentos que comercializam vacinas e quimioterápicos e na apreensão de vermífugos, modificadores orgânicos, anestésicos, antibióticos e antiinflamatórios, entre outros medicamentos veterinários. Além da multa, a Adab encaminha os produtos irregulares para posterior destruição. A agência está amparada pelo Decreto 7854, de 11 de outubro de 2000, que regula ações de defesa sanitária animal no Estado.
Em virtude da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que segue até o dia 30 deste mês, a Adab intensificou suas ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais agropecuários, objetivando garantir a qualidade e estoque das vacinas.
Segundo o diretor de Defesa Sanitária Animal da agência, Valentim Fidalgo, o proprietário que utilizar em seu animal um medicamento com data irregular, estará sujeitando o animal a reações alérgicas ou inócuas, como choque anafilático ou simplesmente não obter o efeito desejado.
A Adab comunica aos criadores, que antes de comprar os produtos de uso veterinários, verifiquem se o estabelecimento é credenciado. "Havendo alguma irregularidade quanto ao prazo de validade ou a conservação desses produtos, o estabelecimento deve ser denunciado à agência", recomenda Fidalgo.
Atualmente, existem na Bahia 682 estabelecimentos cadastrados pela Adab, habilitados a comercializar vacinas e quimioterápicos. Denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia: 0800-710309 ou pelo site www.adab.ba.gov.br .