A segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa será lançada oficialmente amanhã (6), na Fazenda Porto Novo, localizada no km 03 da rodovia Ilhéus/Itabuna, no sul do Estado. O evento terá a presença do secretário da Agricultura, Geraldo Simões, e do diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Altair Santana.
Coordenada pela Adab, a campanha prossegue até o último dia deste mês e tem como meta superar o percentual recorde (96,8% do rebanho bovino e bubalino do Estado) obtido na primeira etapa de vacinação realizada em março deste ano.
As coordenadorias regionais do órgão que alcançaram os maiores percentuais de vacinação durante a campanha de março foram as de Itapetinga, Vitória da Conquista, Itaberaba e Jequié. Todas as demais coordenadorias regionais obtiveram percentuais acima do mínimo (90%) estabelecido pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).
O secretário Geraldo Simões chama atenção para a necessidade de superar os resultados conseguidos na campanha de março, que ele considerou “excelentes”. É fundamental que o combate à aftosa continue mobilizando toda a Bahia, para manter nosso Estado livre da doença e nos permitir mudar para o próximo status, de zona livre da aftosa sem vacinação”, disse Simões.

Dias de campo

No ano em que a Bahia comemora 10 anos livre da febre aftosa, a Adab espera para esta etapa uma grande adesão e envolvimento dos criadores, parceiros e toda a comunidade rural. Erradicar esta enfermidade e conquistar o status de zona livre sem vacinação significa a eliminação de qualquer barreira sanitária que impeça a exportação da carne bovina baiana para os mais exigentes mercados internacionais.
Segundo o diretor-geral da Adab, Altair Santana, os 123 dias de campo que serão realizados em todo o estado durante a campanha serão fundamentais para a conscientização de cerca de pelo menos 10 mil pequenos criadores. Esses produtores serão orientados sobre o manejo correto e conservação da vacina e também sobre medidas para esterilização do equipamento.

Barreiras sanitárias

Outro instrumento de divulgação é a ampla campanha publicitária veiculada em todo o estado, com o tema Você já vacinou todo seu gado?, através de outdoors, cartazes, faixas, anúncios em jornais, emissoras de rádio e televisão, dentre outros.
Durante as campanhas contra a aftosa, que sempre ocorrem em março e setembro, a Adab mobiliza seus 1,9 mil servidores lotados em cerca de 346 pontos de apoio espalhados por todo o estado. As barreiras sanitárias nas rodovias também serão reforçadas nesse período para garantir que a Bahia permaneça livre da doença.
Atenção especial será dada às fronteiras com estados considerados zonas de risco, de médio risco ou de risco desconhecido, todos com trânsito de animais incompatível com áreas livres, com a Bahia.