Animais de qualidade genética, puros de origem (PO), com registros definitivos, da raça Nelore e linhagem leiteira são disponibilizados pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em leilão, na 30ª Exposição Agropecuária de Itapebi, que começou hoje (13), e se estende até domingo, no Parque de Exposições do município.
No leilão, marcado para sábado (15), os produtores terão acesso a dezesseis animais, sendo onze machos e cinco fêmeas, todos oriundos do trabalho de melhoramento genético realizado pela empresa. “A disponibilização de animais de alto mérito genético demonstra o compromisso social e o respeito da empresa com os criadores”, afirmou o presidente da EBDA, Emerson Leal.
Os animais fazem parte do plantel da Estação Experimental Manoel Machado, localizada em Itambé, que trabalha exclusivamente com a raça Nelore. A fazenda vem trabalhando com melhoramento da raça nelore há mais de 60 anos, associado ao manejo do rebanho, manejo alimentar, inseminação artificial, experimento com diversos tipos de forragem e prova de ganho de peso. Este trabalho visa implementar novas tecnologias que permitam a melhoria do rebanho, considerado um dos melhores do país.
Além da comercialização de animais, os cinco mil visitantes esperados, entre produtores, técnicos, expositores e a comunidade, poderão conferir a exposição de 600 animais bovinos das raças Nelore, Guzerá, Girolando e Itabapuã.
Para incentivar e facilitar a compra de animais, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste estarão presentes para financiar e oferecer crédito aos produtores. Os animais poderão ser visitados antes da realização do evento, a partir de 14 de setembro, até o dia do leilão.
Cursos e palestras com temas: Cruzamento de Zebuínos e Ato de Declaração Ambiental estão na programação. De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapebi, Antônio Manuel Freire, “os maiores favorecidos serão os produtores, que terão a oportunidade de participar da capacitação e da comercialização de animais de qualidade”.