Considerada a maior feira de fruticultura irrigada da América Latina, a Fenagri será realizada entre 18 e 21 deste mês, no Parque de Exposições da Orla Nova, localizado no centro de Juazeiro. Em sua 18ª edição, o evento traz este ano duas novidades: uma delas é o tema Na Rota do Vinho, homenageando as vinícolas da região e mostrando o roteiro do vinho, que é considerado um percurso turístico por englobar todos os oito municípios da Rede Integrada de Desenvolvimento.

A outra inovação da Fenagri é a mudança do mês, já que em anos anteriores a feira acontecia em outubro. "Este ano o evento foi mudado para julho, em pleno período de colheita, com isso o volume de negócios gerados no período da feira será maior. Os negócios serão prospectados no próprio ano e não no ano seguinte, como acontecia quando ocorria em outubro”, complementa a coordenadora geral da Fenagri, Marlize Mainard.

A Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri) participa com a finalidade da atração de investimentos. “Foram desenvolvidos planos de negócios e estudos de viabilidades para industrialização de frutas e vegetais desidratados que a Bahia produz, doces em compota e diet”, diz o superintendente de Políticas do Agronegócio da Seagri, Eujácio Simões.

Serão mostrados também os programas da secretaria, entre eles os desenvolvidos pela Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), os programas da Adab, como o da Mosca das Frutas e Campo Limpo, produtos irrigados, máquinas e equipamentos pela EBDA. Dividindo o mesmo espaço com a Seagri estará a secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Bahiatursa e Desenbahia.

Segundo Mainard, a expectativa em negócios da Fenagri é algo em torno de R$ 350 milhões. A feira conta com 300 estandes para exposição de máquinas, insumos, logística, equipamentos agrícolas, entre outros produtos. Estarão presentes durante os dias da feira, âncoras de negócios da República Tcheca, Espanha, França, Itália, Canadá, Estados Unidos, Chile e Equador, além de centrais de grandes supermercados e atacadistas locais.

Juazeiro está localizado na região norte da Bahia, na Bacia do São Francisco, a 500 quilômetros de Salvador. O município se destaca pela agricultura irrigada. O espaço da feira será de 24 mil metros quadrados.