A agricultura em todo o extremo sul da Bahia, de Porto Seguro até Mucuri, pode ser influenciada pelo déficit de água disponível no solo registrado nos últimos dias na região, devido à diminuição de frentes frias e de chuvas. A informação foi divulgada hoje (12) pelo Boletim Agrometeorológico do Centro Estadual de Meteorologia da Bahia (Cemba), da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH).

Segundo o meteorologista Allysson Matos, a redução de água disponível no solo não é esperada para esta região nesta época do ano, mas vem sendo registrada nas últimas semanas e deve ser acentuada até o início de setembro, impactando a produção agrícola. A redução de chuvas e de disponibilidade de água no solo também foi registrada na faixa centro-oeste do estado, como já é esperado neste período.

O Boletim Agrometeorológico do Cemba indica que de 2 a 8 deste mês o déficit de água no solo em Teixeira de Freitas caiu de -0,05 para -0,13. Ele informou que tanto em Teixeira de Freitas quanto em Itamaraju e Eunápolis, até domingo (15), devem ser registradas chuvas fracas e isoladas, associadas a baixas temperaturas em todo o extremo sul.

Focos de incêndio

Embora com a pouca incidência de chuvas, a umidade relativa do ar, em torno de 85%, deve inibir a ocorrência de focos de incêndio na região. Já na faixa centro-oeste da Bahia, o Cemba alerta para a continuidade do risco de focos de incêndio, principalmente nas áreas rurais das cidades de Barreiras, Irecê, Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães. Além de não estar no período chuvoso, uma massa de ar seco que permanece sobre a região deve impedir a ocorrência de chuvas.

Matos disse que algumas medidas podem ser adotadas para prevenir desastres ambientais, como as queimadas, tanto nas zonas rurais como urbanas. “Muita gente queima para plantar. É uma cultura que pode fazer com que o agricultor perca o controle sobre as queimadas nesse período, por causa da baixa umidade do ar, prejudicando a vizinhança, parques florestais e até cidades próximas”, destacou.

Ele alertou também que outras atitudes podem causar danos irreversíveis para a natureza. “Muitas queimadas são iniciadas apenas com uma ponta de cigarro jogada pelo motorista nas estradas. Então, é preciso ter atitudes cidadãs e cuidados redobrados”, afirmou.

O Boletim Agrometeorológico (www.srh.ba.gov.br/tempoeclima) divulga toda semana informações para apoiar os produtores rurais e os governos estadual e municipal na tomada de decisões.