Cerca de mil e seiscentos pequenos produtores rurais de dez municípios da região da Serra Geral vão ser beneficiados com os 31 convênios do projeto Terra de Valor, assinados no final da manhã de hoje (22) pelo governador Jaques Wagner em Condeúba, a 660 quilômetros de Salvador.

Os recursos de aproximadamente R$ 1,1 milhão vão ser investidos em compra de equipamentos e reforma das instalações de cerca de 23 associações ligadas às cooperativas Cooperman ( produtores de mandioca), Codecana ( derivados de cana), prodeleite (derivados do leite) e Coopmel.

“A nossa expectativa é a de triplicar a produção dos derivados da cana para atender à demanda do mercado”, diz Jurandi Costa Viana, presidente da Coodecana. Atualmente, a produção anual da região é de 350 toneladas de rapadura e 160 mil litros de cachaça. Os convênios vão fortalecer também a produção familiar de mel, farinha, doce de leite e queijo dos trabalhadores dos municípios de Anagé, Tremedal, Belo Campo, Jacaraci, Licínio de Almeida, Cordeiros, Mortugaba, Piripá e Guajeru, além de Condeúba.

O governador Jaques Wagner estimulou os pequenos agricultores ao afirmar acreditar que a agricultura familiar é a melhor maneira de o pequeno produtor melhorar a sua vida. “Nós vamos cuidar do agronegócio, mas vamos cuidar primeiro da agricultura familiar”, disse Wagner.

Além de assinar os convênios, o governador participou, no bairro Divino Espírito Santo, na sede do município de Condeúba, da inauguração de uma quadra poliesportiva construída pela Superintendência de Desportos da Bahia (Sudeb), no valor de R$ 200 mil.