Nos próximos dias 2 e 3, das 9 às 17h, na sede das Voluntárias Sociais da Bahia (3ª avenida, 370, CAB), estarão sendo feitas as pré-inscrições para adolescentes que desejem ingressar no Programa Iniciação e Aprendizagem, também conhecido como Menor Aprendiz.
O Programa objetiva encaminhar jovens estudantes das escolas da rede pública de ensino para estágio de um ano em Secretarias e órgãos conveniados do Estado. Para participar do programa é necessário ter idade entre 16 e 17 anos, estar cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio e fazer parte de família de comprovada situação de vulnerabilidade econômica e social (renda máxima familiar admitida de três salários mínimos). O Programa só contempla um jovem por família.
Conforme a presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça, as inscrições estão democraticamente abertas a todos os estudantes que atendam aos critérios estabelecidos, já que a entidade não mantém convênio com nenhuma instituição de ensino, associação ou relação com lideranças de qualquer natureza.
Os interessados podem fazer a pré-inscrição diretamente na sede das Voluntárias, apresentando apenas a carteira de identidade e atestado de matrícula atualizado (emitido há menos de 30 dias). O número de vagas disponíveis está estimado em 700. Os pré-inscritos serão convocados para uma entrevista de comprovação sócio-econômica e submetidos a testes (provas de matemática, português e redação). A convocação para encaminhamento do candidato aos locais conveniados será feita gradativamente, a partir do surgimento de vagas nos órgãos públicos parceiros.
Para convocação serão observados prioritariamente os critérios de nível de renda e idade e escolaridade mais avançada (17 anos e segundo ano). Jovens estudantes que estejam cursando o terceiro ano e com idade acima de dezoito anos não serão aceitos no programa.