Uma brincadeira legal que fará muitas crianças se sentirem um técnico espacial será uma das principais atrações da IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia, que será aberta amanhã (1º).
A construção de foguetes movidos à água será uma atividade coordenada, na parte da tarde, na Praça Municipal em Salvador, pelo professor Alberto Betzler das Faculdades de Ciência e Tecnologia (FTC).
A experiência consiste em fabricar um pequeno foguete, a partir de uma garrafa Pet, colocá-lo num tanquinho de água, encher de ar com uma pequena bomba de pneu de bicicleta e, então, soltá-lo. Com a pressão, o foguete subirá pelo menos uns dez metros. “Será uma experiência que galera vai gostar muito”, garante o professor Betzler.
Instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar, principalmente, os jovens, em especial as crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, a Semana Nacional de C&T ocorre anualmente, na primeira semana de outubro. `
Na Bahia, ela é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Este ano, o tema escolhido foi “Terra” em função da importância das questões globais do planeta – sobrevivência da espécie humana, estrutura e riquezas do planeta, mudanças climáticas e poluição atmosférica.
Em Salvador as principais ações acontecem na Praça Municipal.
Durante sete dias os visitantes do local poderão apreciar exposições, mostras e atrações culturais e participar de oficinas, experimentos e palestras com foco na ciência e tecnologia.
Além dessa ação da Secti na capital, outras atividades são promovidas em diversas instituições estaduais, de pesquisa, ensino e em museus.
Também serão desenvolvidos trabalhos em municípios como Feira de Santana, Ibotirama, Cruz das Almas, Ilhéus, Itabuna, Catu, Alcobaça, Vitória da Conquista, Jequié e Juazeiro.