“O que você tem a ver com a corrupção?” Este é o tema da campanha lançada hoje (26) pelos promotores e procuradores de Justiça de todo o país que participam, em Salvador, do XVII Congresso Nacional do Ministério Público. O evento foi aberto pelo governador Jaques Wagner e pelo presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), José Carlos Cosenzo.
Além da corrupção, outros temas polêmicos sob apurados pelo Ministério Público foram abertos para discussão com a sociedade. Adulteração de combustíveis, combate ao crime organizado, discriminação racial, auditorias no Sistema Único de Saúde (SUS) e respeito ao meio ambiente são algumas das questões em pauta no evento que se realiza até sábado (29), no Centro de Convenções.
“Mais do que promover um congresso de caráter interno, ampliamos as discussões com a sociedade com a intenção de avaliar a função social do MP, bem como sua relação com a governabilidade e o desenvolvimento social”, afirmou Cosenzo. Sobre a campanha lançada, ele explicou que a intenção do MP será não só atuar na fiscalização e combate à corrupção, mas a partir de agora “tentar realizar ações educativas e de conscientização fazendo a sociedade refletir sobre o assunto e seu envolvimento diário com a questão”, como ressaltou.
Segundo o procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto, chefe do MP baiano, as ações no estado já vêm sendo realizadas em dois aspectos: na exigência da prestação de contas por parte dos prefeitos e no combate às ações de improbidade administrativa por parte de servidores públicos em geral. “Agora, a campanha amplia ainda mais a nossa ações com medidas educativas e buscando todo o envolvimento na sociedade, fazendo-a a refletir sobre a sua participação nos níveis de corrupção até em pequenos fatos do dia-a-dia”, disse.
Cerca de 4 mil procuradores e promotores participam do evento. A solenidade de abertura teve ainda uma apresentação da cantora baiana Will Carvalho, interpretando o Hino Nacional e músicas da MPB que reverenciam o País. O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, entre outras autoridades, também participou da solenidade.