LOCAL: Município de Feira de Santana, na região do Paraguaçu, a 108 quilômetros de Salvador (Av. Presidente Dutra, Centro de Cultura Amélio Amorim).
DATA: 27.09.07 (quinta-feira).
HORÁRIO: 9h.

O QUE É: Comemoração do 40° aniversário do Movimento de Organização Comunitária (MOC).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: Reunirá o agricultores familiares, mulheres, jovens, crianças, comunicadores, sindicalistas, parceiros, autoridades e funcionários para relembrar os momentos que marcaram a história do Movimento de Organização Comunitária. A programação contará com palestras, debates e apresentações culturais. Um dos destaques será o seminário do frei Leonardo Boff sobre desenvolvimento ecologicamente sustentável. Além disso, na área externa do centro cultural, haverá exposição e venda de produtos artesanais e agroecológicos produzidos por agricultores familiares acompanhados pelo MOC.

MOC: Criado em 1967, é uma organização não-governamental (ONG) que surgiu para organizar as comunidades de baixa renda de Feira de Santana. No decorrer da década de 1970, o foco de atuação da instituição se deslocou para as comunidades rurais do semi-árido baiano, especialmente na região sisaleira, onde começou a desenvolver ações de fortalecimento da sociedade civil, agricultura familiar, educação do campo, comunicação comunitária, dos direitos de mulheres, jovens, crianças e adolescentes e do acesso à água.

RESULTADOS: Com uma metodologia em que todos são considerados sujeitos de ação, a entidade mobiliza a população para discutir os problemas do cotidiano. A criação do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape), o apoio e a organização das famílias atingidas pela construção da barragem Pedra do Cavalo, a fundação de associações de apoio aos trabalhadores rurais e agricultores familiares, as cooperativas de crédito, a alfabetização de jovens e adultos e a oferta de cursos profissionalizantes, são algumas das ações do MOC. O trabalho desenvolvido ao longo do tempo, suas as principais fases e resultados, foi sistematizado e reunido na publicação 40 anos Por Um Sertão Justo: O MOC na linha do tempo, que será lançada no dia do evento.