O açougueiro Joaquim Pereira Sobrinho, 48 anos e cinco filhos, vê no Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia) a possibilidade de ampliar o seu pequeno negócio. Primeiro empreendedor de Brumado a assinar o termo de solicitação de empréstimo ao programa, Joaquim tem um boxe no mercado municipal da cidade, quer aumentar o capital de giro e comprar um amaciador de bife e uma serra elétrica para cortar osso.
A inauguração da agência do CrediBahia de Brumado aconteceu sexta-feira (21), em cerimônia no Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), com a presença do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, representando o governador Jaques Wagner.
Na quinta-feira, representantes de diversos segmentos do município participaram de uma audiência pública no mesmo local, onde o coordenador de Microfinanças da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), José Welito, detalhou o funcionamento do programa.
O ex-vendedor de pipoca e quebra-queixo, com experiência na atividade de fotógrafo, Manuel Antônio José Gama, 43 anos, participou da audiência publica. Pai de três filhos, o atual ajudante de pedreiro vê no CrediBahia a possibilidade de voltar a trabalhar como autônomo.
E Deuslírio Barbosa Xavier, 26 anos e dois filhos, está descobrindo a chance de se tornar um empreendedor. Comerciário do ramo de cama, mesa e banho, ele acredita ser possível ter o próprio negócio.
Também na sexta-feira, o município de Central, que fica perto de Irecê, ganhou sua agência do programa. Com esses dois postos, o CrediBahia passa a dispor de 30 agências em 29 municípios.
Cinco desses postos foram inaugurados no governo Wagner e três novas agências vão ser entregues esta semana. Na sexta-feira (28) é a vez do município de Entre Rios, e no sábado as solenidades acontecem em Campo Alegre de Lourdes e Uauá.
Em Brumado, Vasconcelos destacou o papel da prefeitura para viabilizar a instalação da agência. Ele disse que o crédito concedido pelo programa não é para o consumo. “O destino é o investimento para beneficiar quem não precisa de grande investimento”, explicou.
O prefeito Eduardo Vasconcelos afirmou que o CrediBahia impulsiona a economia municipal, favorecendo empreendedores que têm dificuldade de obter empréstimo nas instituições financeiras tradicionais.
A 654 quilômetros de Salvador, Brumado fica no sudoeste da Bahia e tem na exploração de magnesita e talco suas principais fontes econômicas. O comércio é outra base da economia do município, que possui cerca de 64 mil habitantes. A agricultura é pouco explorada, por causa da seca, mas algodão, melancia, umbu, mandioca e mamona são produzidos.

Incentivo ao trabalho

Em Central, a agência do CrediBahia foi instalada na praça principal da cidade. Segundo o prefeito Leonandes Santana da Silva, o programa representa uma oportunidade de desenvolvimento do município, por meio do incentivo ao trabalho do pequeno empreendedor.
Operacionalizado pelo Estado, via Setre e Desenbahia, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o CrediBahia também envolve na parceria as prefeituras onde as agências são instaladas.
O programa já financiou 17.775 empreendimentos e liberou 28.211 contratos, que correspondem à aplicação de quase R$ 36 milhões. Os juros são de 1,8% ao mês. Para quem paga as parcelas em dia, a taxa de juros cai para 1,5% a partir do próximo empréstimo.