Até o início de dezembro, a biblioteca do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado, será entregue ao público. Foi o que afirmou hoje (4) o diretor-geral do órgão, Frederico Mendonça. Com a reforma, a biblioteca, disse, ganhará ampliação, climatização, catalogação e digitalização total do seu acervo de 8 mil livros e dos 300 títulos de periódicos.
Instalada no Solar Ferrão, casarão do século 17 de propriedade do Ipac, no Pelourinho, a biblioteca é freqüentada por estudantes, pesquisadores e professores de diversos estados, além de moradores do Centro Histórico de Salvador e do público em geral. A especialização do acervo engloba áreas de história da Bahia, antropologia, arquitetura, urbanismo, arte, artesanato e sociologia.
O acesso à biblioteca foi suspenso no último dia 28 para o início das obras. O projeto de reforma possibilitará mais conforto aos freqüentadores do espaço e melhor acondicionamento do acervo. “Depois da reforma, os usuários da biblioteca poderão fazer pesquisas informatizadas e terão uma sala de audiovisual, possibilitando melhores condições para pesquisas e estudos”, explicou Mendonça.