Judite quer chorar, mas não consegue! é o nome do espetáculo solo que será apresentado pelo dançarino Edu O na abertura do Quarta que Dança 2007 – projeto da Fundação Cultural do, na próxima quarta-feira (12), às 19h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, com ingressos a R$ 2,00 (preço único).

Criado em meados de 1998, o projeto foi ampliado pela diretoria de Dança da Fundação com o lançamento do edital Quarta que Dança, em junho deste ano.

Como parte das atividades propostas pelo projeto vencedor do edital, Edu O. ministra um workshop sobre dançaterapia para o público jovem e adolescente, com ou sem deficiência física, na quinta-feira (13), das 8h30 às 10h30, no Espaço Xisto Bahia.

Ao todo, foram selecionados sete espetáculos e quatro trabalhos em processos de criação, que serão apresentados entre setembro e outubro.

Segundo a diretora de Dança da Funceb, Lúcia Matos, a grande mudança no edital do Quarta que Dança foi a iniciativa de apoiar trabalhos em processo criação, visando contribuir para a pesquisa artística nesta área.

“Mas também mudamos o local das apresentações para a Sala do Coro do TCA (mais apropriado para espetáculos de Dança) e propusemos que os grupos e artistas realizassem atividades que visassem a democratização do acesso à cultura. Muitas propostas interessantes apareceram e já estão no cronograma das atividades do edital”, disse.

Uma lagarta indecisa

A história de Judite quer chorar, mas não consegue! é curiosa. Conta as aventuras de uma lagarta que não quer ser borboleta com medo do mundo que a aguarda.

Enquanto não acha as respostas para os seus questionamentos, ela passa os dias em cima de uma folha de comigo-ninguém-pode, planta venenosa que, mesmo sendo rejeitada pelos outros insetos, não faz nenhum mal a Judite.

Nascido na cidade de Santo Amaro da Purificação, Edu O, 30 anos, tem cumprido uma maratona com Judite. A estréia aconteceu em outubro de 2006, com uma apresentação para amigos, num Café da Barra.

A partir daí, o solo foi convidado para cumprir uma temporada no Mês da Dança, no Teatro Vila Velha. Em seguida, vieram apresentações em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Depois da abertura do Quarta que Dança, Edu tem agenda cheia: viaja para o sul da França e, em novembro, para a Argentina, onde deverá se apresentar no Congresso Mercosul de Arte Terapia.

SERVIÇO

Espetáculo: Judite quer chorar, mas não consegue!
Onde: Sala do Coro do TCA
Quando: Quarta-feira (12), às 19h
Quanto: R$ 2 (preço único)