O fotógrafo espanhol Chema Madoz faz na próxima segunda-feira (24), a partir das 18h, na Galeria Solar Ferrão, palestra com entrada gratuita. A galeria fica na Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho, e pertence ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), órgão da Secretaria Estadual de Cultura.
O trabalho de Chema Madoz está na exposição Poética, que acontece no espaço cultural do Ipac até 21 de outubro. A visitação é de terça a sexta-feira, das 10 às 18h, e aos sábados e domingos, das 13 às 17h. A mostra está sendo promovida pelo Instituto Cervantes de Salvador e o Ministério de Cultura da Espanha, com apoio do governo da Bahia, via Secretaria de Cultura.
A exposição integra a programação comemorativa pelos 40 anos do Ipac, iniciada no dia 13 deste mês, aniversário de fundação da autarquia, a ser finalizada na mesma data de 2008.
José Maria Rodríguez Madoz, ou Chema Madoz, nasceu em 1958, na cidade de Madri, e é um dos mais importantes expositores da fotografia espanhola atual, com projeção internacional.
Graduou-se em Fotografia pelo Centro de Essência da Imagem da Universidade de Madri, realizando sua primeira individual em 1985. Hoje, suas obras estão em livros, revistas, galerias e museus da Espanha e de outros países, como França, Estados Unidos e Japão.