O Teatro do Iceia reabre suas portas no dia 28 de setembro com a exposição EntreCentros, que marca a abertura da Galeria do Foyer do espaço, centro de cultura tradicional no bairro do Barbalho. A exposição pretende estabelecer um diálogo com a metrópole e suas intensidades contemporâneas, apresentando obras de expoentes nomes das artes visuais na Bahia. A mostra traz à tona um universo de imagens do cotidiano vislumbrados por Marcondes Dourado, Gaio Mattos, Caetano Dias, Pedro Marighela, Tutti Minervino, Daniel Lisboa, Everton, João Meirelles, Guache Marques, Jurandir e Yuri Ferraz, sob curadoria de Sara Victoria, também coordenadora do Teatro do Iceia. Para abrigar a galeria, o espaço foi inteiramente requalificado, a exemplo do que aconteceu no foyer do Espaço Xisto Bahia e que está em andamento em alguns centros de cultura do interior. Uma iniciativa da diretoria de Artes Visuais da Funceb.

A vernissage de EntreCentros acontece no dia 28 de setembro, às 20h, na Galeria de Artes – Foyer do Teatro do Iceia, com entrada franca. A exposição permanece em cartaz até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

EntreCentros é uma exposição coletiva e transformadora, mostrando a diversidade de linguagens das artes visuais, na qual se incluem projeções, instalações e vídeo-artes, além de pinturas, gravuras e fotografias. Tudo isso para recolocar o Teatro do Iceia no circuito cultural da cidade, como diz o próprio nome que parte da proposta de estar entre o centro. A mostra faz parte do projeto Portas Abertas para as Artes Visuais, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, cuja proposta é dinamizar os espaços, sobretudo, aqueles sub-utilizados ou fora de funcionamento.

Pólo cultural

O artista plástico e diretor de Artes Visuais da FUNCEB, Ayrson Heráclito, diz que “o intuito é retomar o Iceia como pólo de cultura, atendendo toda a demanda diversa e abrangente de expressões culturais contemporâneas, em torno do coletivo de artistas que trabalham o conceito de interterritorialidade”, aponta.

Reação e inclusão são duas instâncias que se encontram e se misturam na mostra EntreCentros. Por esses fatores a exposição acontece no Teatro do Iceia. “Um lugar esquecido no tempo e no espaço quando se referenciam as artes visuais. Um lugar adormecido, mas em estado de potência, pronto a reagir junto com o circuito artístico e cultural do centro da cidade”, reflete a coordenadora do espaço e curadora da exposição, Sara Victoria.

 Serviço

O quê: EntreCentros – Exposição multilinguagem

Onde: Galeria do Teatro do Iceia – Tel. (71) 3117-1520

Quando: de 28/9 a 31/10, segunda a sexta, das 9h às 12 e das 14h às 18h

Entrada Franca

Realização: Teatro do Iceia e Diretoria de Artes Visuais da Funceb