Faltam 15 dias úteis para se encerrar o período de inscrições para o 14º Salão da Bahia. Promovido pelo Museu de Arte Moderna (MAM), o Salão inscreve os interessados até 5 de outubro próximo. Podem participar artistas brasileiros e artistas estrangeiros, legalmente residentes no Brasil há mais de cinco anos.
Serão aceitas apenas inscrições de obras produzidas a partir de 2006 e as inéditas em mostras na Bahia. Cada artista ou coletivo poderá inscrever até três obras, em qualquer formato, sendo que somente uma obra será selecionada. A premiação é de R$ 15 mil para cada um dos seis ganhadores. Uma das novidades desta 14ª edição são os três prêmios de residência artística, exclusivos para artistas baianos residentes na Bahia, sendo um nacional e dois internacionais.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em fichas disponibilizadas no Museu, localizado no Solar do Unhão, Avenida Contorno, s/nº, ou através do site (www.mam.ba.gov.br). O artista deverá entregar um envelope contendo fotos das obras, currículo, ficha de inscrição preenchida e assinada. A seleção dos trabalhos é realizada por uma comissão, composta por cinco membros, especialistas em artes visuais, convidados pelo MAM, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria Estadual de Cultura.
O 14º Salão da Bahia do MAM/IPAC é um concurso destinado a expor e premiar manifestações das artes visuais contemporâneas. É realizado anualmente, desde 1994, no MAM e compreende fases de divulgação, inscrição, seleção, premiação e exposição. Além da exposição, com duração de 60 dias, o 14º Salão da Bahia, edita um catálogo, contendo fotografias de uma obra de cada artista selecionado, como documento comprobatório da participação dos artistas.
O Salão da Bahia é uma ação decisiva para o desenvolvimento e sucesso da estratégia cultural do MAM/IPAC. Com dez anos de existência o Salão afirma-se como uma das mais importantes exposições coletivas do Brasil, sensibilizando um número cada vez mais expressivo de artistas brasileiros. Nesses 13 anos, 98 artistas foram premiados, 390 selecionados, participando das exposições, e milhares de pessoas puderam ter acesso à produção de arte visual contemporânea brasileira.
O 14º Salão da Bahia é instituído pelo Governo do Estado, através de decreto e será realizado durante 60 dias, no MAM, entre 17 de dezembro deste ano e 17 de fevereiro de 2008. A mostra é aberta ao público, com entrada franca, permitindo o acesso democrático à cultura, abrindo um diálogo com os espectadores da arte. Através dos trabalhos em exposição, o Salão da Bahia pretende provocar, questionar a diversidade artística contemporânea do cotidiano brasileiro.