Começam hoje (10) as inscrições no XI Festival Nacional de Vídeo Imagem em 5 minutos. Podem se inscrevem vídeos captados em qualquer formato e com duração de até cinco minutos. Serão distribuídos R$ 30 mil em prêmios para os cinco primeiros colocados. O vencedor receberá R$ 10 mil.
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), órgão da Secretaria de Cultura, através da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas), publica o edital do festival no Diário Oficial do Estado, junto com outros quatro editais da área da cultura. O documento estará disponível também no site da Dimas www.dimas.ba.gov.br e da Fundação Cultural www.funceb.ba.gov.br.
"Este festival faz parte da história do audiovisual na Bahia desde meados da década passada e seu retorno era uma das principais reivindicações dos realizadores", afirma Sofia Federico, diretora da Dimas e que participou também de várias edições do festival.
Outra novidade desta edição será a exibição dos vídeos selecionados e premiados também na TV Educativa e em mostra itinerante pelos centros de cultura do interior do estado. "Esta ação pós-festival é fundamental na inserção de outros espaços de exibição nos projetos da Dimas e tem também o objetivo de estimular a produção audiovisual e a ampliação da participação do interior nas próximas edições", explica Sofia.
Criado em 1994, inicialmente para criadores baianos, o festival volta agora para desempenhar seu papel no estímulo e na difusão da produção independente e de novos realizadores. As inscrições vão até o dia 24 de outubro e, ao contrário dos anos anteriores, não haverá possibilidade de prorrogação. O festival será realizado de 10 a 15 de dezembro. Cerca de 800 vídeos já foram selecionados e premiados nas 10 edições realizadas, que contemplaram artistas de diversos estados do país variados estilos.