Saudado pela crítica mundial como um dos maiores documentaristas contemporâneos, o cambojano Rithy Panh é homenageado em Salvador com o ciclo Imagens da Resistência, reunindo quatro das principais obras do realizador, que serão exibidas de 7 a 11 deste mês, na Sala Walter da Silveira, em sessões às 15h e às 17h30, com entrada gratuita.
A iniciativa é uma promoção da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas) da Fundação Cultural do Estado e Cinemateca da Embaixada da França no Rio de Janeiro.
Os filmes inéditos na Bahia e legendados em espanhol são A Terra das Almas Errantes (1999), Bophana, Uma Tragédia Cambojana (1996), S21, A Máquina da Morte Khmer Vermelho (2003) e Site 2: Nas Proximidades das Fronteiras (1989).
A sessão das 20h, durante o período, no cinema cult dos Barris, será dedicada à reprise de O Pequeno Tenente, de Xavier Beauvois, exceto no dia 11, quando será lançado o documentário Juventude e Meio Ambiente – Reflexões e Conexões Necessárias, uma realização do Grupo Pegada Jovem, do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Salvador e da Asa Fotos.