Estão abertas as inscrições para as atividades educativas propostas pelos artistas premiados no edital Quarta que Dança, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). A programação começa amanhã (13), com o workshop “Contato Sutil”, de dança-terapia, ministrado pelo dançarino cadeirante Edu O, de 8h30 às 10h30, no Espaço Xisto Bahia. A oficina é voltada para o público jovem e adolescente, com ou sem deficiência física.
A proposta desta oficina é ampliar a percepção sobre o ritmo do corpo, através da experiência com a dança. Para isso, serão utilizadas técnicas de Contato Improvisação, combinadas com a vivência arte-terapêutica, baseada no repertório de vida de cada participante. A dançaterapia é uma metodologia criada há quase meio século pela bailarina, coreógrafa e educadora argentina Maria Fux. Essa metodologia revela, por meio da educação ou arte inclusiva, o potencial do indivíduo em desenvolver a auto-percepção e a percepção externa, através da sucessão de movimentos motores e sensitivos, resgatando-lhe a autoconfiança e amor próprio.
Sexta-feira (14), alunos da Escola de Dança da Funceb participarão de uma oficina promovida pelo Grupo Dimenti, que propõe uma reflexão sobre o processo de criação do espetáculo O Poste, A Mulher e O Bambu. A oficina ainda desenvolve a noção de “Corpo Borrado”, como princípio estético e estratégia de criação presente no trabalho do grupo. No dia 29, Ana Maria Agazzi (Uma Mulher Abraça um Guerreiro) propõe uma oficina de Dança-Teatro para adultos, com o objetivo de estudar e experimentar as bases da prática criativa em dança-teatro e fornecer aos participantes instrumentos e materiais necessários para prosseguir na pesquisa individual e na busca da máxima expressividade.
Até outubro, estão confirmadas seis oficinas com inscrições gratuitas, realizadas na DIMAC/Diretoria de Dança da FUNCEB (Praça Thomé de Souza, Palácio Rio Branco, 1º andar) ou através do e-mail dimac@funceb.ba.gov.br, até o preenchimento das vagas. As inscrições via e-mail serão confirmadas em função do número de vagas oferecido. Para inscrição, são necessários os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, e-mail e atuação/profissão.