LOCAL: Museu Carlos Costa Pinto, Corredor da Vitória.
DATA: 24.09.07 (segunda-feira).
HORÁRIO: 19h.

O QUE É: Lançamento da exposição Civilização e Cobre.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

EXPOSIÇÃO: Acontece pela primeira vez no Brasil e mostra uma das três coleções pertencentes à mineradora chilena Corporação Nacional do Cobre do Chile (Codelco), que conta com aproximadamente 400 artefatos feitos de cobre, de diferentes culturas, épocas e lugares de todo o mundo. Entre as peças mais famosas estão a escultura da deusa hindu Shiva bailando, rodeada por um arco de fogo, datada do início do século XX, do Buda tibetano trabalhado em cobre e prata, além de Fíbulas, pequenas fivelas romanas, e do Elmo grego, de Corintio, datado do século VI a.C. O valor por pessoa para visitar a exposição é de R$ 5, sendo que acima de 60 anos é cobrada uma taxa de R$ 3 e pessoas com até 18 anos a entrada é gratuita. 

APRESENTAÇÃO: O Coral de Câmara da Codelco se apresentará durante o lançamento da exposição. Regido desde 1987 pelo cantor e fonoaudiólogo Mauricio Cortés, o grupo formado por trabalhadores da estatal já realizou concertos nas mais importantes salas de coro de Santiago do Chile, como o Teatro Municipal e o Museu de Belas Artes. Também já fizeram apresentações na Alemanha, Argentina e Brasil, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O governador Jaques Wagner, acompanhado da ministra de Minas do Chile, Karen Poniachik, estarão presentes. 

MUSEU: Inaugurado em 5 de novembro de 1969, é procedente da coleção particular do comerciante e exportador de açúcar Carlos Costa Pinto, reunida ao longo de 30 anos. Instalado no casarão em estilo colonial americano pertencente à família, o museu possui um acervo de cerca de 3 mil obras de artes decorativas dos séculos XVII ao XX, como mobiliário, ourivesaria, porcelana, cristais, jóias, entre outras.