A Fundação Cultural do Estado (Funceb) promove a segunda etapa dos workshops de elaboração de projetos, de amanhã (22) a 14 de outubro. Nesta nova edição, 17 municípios serão atendidos com a realização de oficinas que terão carga ampliada para 10 horas, em um dia e meio de atividades, das 9 às 12 e das 14 às 18h.
A iniciativa visa contribuir para a qualificação de artistas e produtores culturais na captação de recursos para seus projetos, incluindo a participação em editais. Para isso, a Funceb lançou oito editais, em junho deste ano, e desde o dia 10 deste mês abriu inscrições para mais 14 nas áreas de artes visuais, dança, música, teatro, audiovisual, cultura digital, cultura popular, cultura indígena e residências artísticas.
Segundo a diretora-geral da Fundação Cultural, Gisele Nussbaumer, a realização dos workshops é uma tentativa de contribuir para a capacitação dos agentes culturais do estado. “Na primeira etapa, foram atingidas 10 cidades, com um público de 700 pessoas. Ao final do processo, como resultado da parte prática, foram produzidos 53 projetos. Desses, três foram premiados pelos editais da fundação, o que atesta a importância da iniciativa”, disse.
No workshop de Lauro de Freitas, Péricles Mendes da Silva elaborou o esboço do Projeto Mar de Alma, que seria logo depois selecionado pelo Edital Portas Abertas para as Artes Visuais.
Poliana Lima Bicalho, integrante da Cia. Finos Trapos, participou do workshop em Vitória da Conquista e venceu o Edital Carlos Petrovich para a temporada do espetáculo Auto da Gamela. E Márcio de Lima Valverde, de Santo Amaro, foi contemplado no Edital de Produção de Conteúdo Digital de Música com Sambas Digitais.

Incentivo ao interior

“Com esta segunda etapa, nossa expectativa é incentivar a produção cultural no interior, aumentando o número de projetos inscritos inclusive nos editais da Funceb. Vamos continuar com os workshops em 2008, alcançando mais cidades e buscando atender a solicitações já encaminhadas pelos participantes, como conhecimentos específicos sobre o Faz Cultura, Fundo de Cultura, Lei Rouanet e Tributações”, afirmou a coordenadora dos workshops, Giuliana Kauark.
O Manual de Elaboração de Projetos, com o conteúdo da oficina, está disponível para download no site da fundação (www.funceb.ba.gov.br).