A abertura oficial da sua 34ª edição da Jornada Internacional de Cinema da Bahia acontece na quarta-feira (12), a partir das 19 horas, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
O evento terá a presença de autoridades estaduais, artistas, intelectuais, personalidades e cineastas de diversos países. Já confirmaram presença o poeta Emmanuel Cavalcanti, a antropóloga, escritora e pesquisadora, Regina Abreu, e o roteirista, fotógrafo e diretor Noilton Nunes. Na mesma noite, serão exibidos trechos do filme Viva o México de Frida e Ofélia, de Menandro Ramos e Guido Araújo, e Fazedor de Cinema, de Claude Santos e Single Leg Club, de Sérgio Augusti.
Desta vez, a jornada traz 46 filmes e 61 vídeos selecionados entre mais de 500 trabalhos inscritos. Entre eles estão Quando o tempo cair, documentário dirigido por Selton Mello, Salvador – História de Um Milagro Cotidiano, filme de ficção assinado pelo diretor espanhol Abdelatif Hwidar e O filme do filme roubado”, que traz os atores Leandro Firmino da Hora, intérprete de Zé Pequeno em Cidade de Deus, e Natália Lage, que atua no seriado A Grande Família, da Rede Globo.
No júri do concurso deste ano, que premia os melhores filmes do evento, estão o escritor e jornalista Eric Nepomuceno, o escritor e cineasta Rudá de Andrade, o cineasta cubano Jorge Aguirre, o escritor e compositor Bráulio Tavares, a antropóloga Regina Abreu, o cineasta uruguaio Ricardo Casas, a jornalista e editora da Revista da Fapesp, Mariluce Moura, o poeta e artista plástico Almandrade, a atriz portuguesa Inês de Medeiros e o produtor peruano Javier Corcuera hoje radicado em Madri.
A lista dos filmes e vídeos vencedores será divulgada em 18 de setembro, a partir das 19horas, no Cinema do Museu. Os troféus estão divididos em Tatu de Ouro (Melhor Filme Documental, Melhor Filme de Ficção, Melhor Filme de Animação, Melhor Documentário de Longa Metragem) e Tatu de Prata (Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Som, Melhor Música, Melhor Ator e Melhor Atriz). Outras informações e toda a programação estão disponibilizadas no site www.jornadabahia.com. A jornada conta com apoio do MAM/Ipac/Secult.