Cerca de 300 pessoas se reuniram no município de Itiúba, a 378 quilômetros de Salvador, para discutir as prioridades para a cultura no Estado. Encontros semelhantes estão acontecendo até outubro nos 417 municípios baianos, com a participação de toda a sociedade, que está sendo convidada para debater temas como gestão cultural, patrimônio, cultura digital, audiovisual e expressões artísticas. Estes encontros fazem parte das atividades da II Conferência Estadual de Cultura.
“Em Itiúba, foram levantadas várias propostas, mas a principal prioridade é a valorização dos artistas populares da zona rural”, conta o mobilizador cultural do território do Sisal, Elissandro Magalhães. Segundo ele, também chamou atenção o interesse pela cultura digital e a solicitação de cursos profissionalizantes na área de informática para facilitar a criação artística através do computador.
O encontro, realizado na semana passada, contou com a presença de artistas da zona rural, professores e alunos das escolas do município, além de autoridades municipais. Um dos destaques foi a palestra feita pelo vaqueiro de 84 anos, Joãozinho do Bel, que falou sobre o seu ofício. A reunião contou ainda com apresentações da Escola de Música Mestre Bugué, do trovador Raimundo Piroca, do grupo de sapateado do município e da banda de pífano da Veadinha.
Esta semana estão programados os encontros de São Domingos (hoje (3), na Câmara de Vereadores), Cansanção (dia 6, na Associação Cultural Maringá), Tucano (dia 8, na Escola de Artes e Ofícios) e Araci (dia 9, no Ateliê Cultural do Ponto de Cultura Oficina de Arte)
No território do Médio Rio de Contas já foram realizados encontros municipais de cultura em Jitaúna, Ipiaú e Ibirataia e Barra do Rocha. Nesta semana acontecem os encontros nos municípios de Gongogi (3 de setembro), Itagi (4 de setembro), Aiquara (5 de setembro) e Itagibá (6 de setembro).
O mobilizador cultural do Médio Rio das Contas, Alysson Andrade, conta que o encontro de Ipiaú reuniu 98 pessoas. “Foram realizadas celebrações culturais locais e tivemos a participação maciça de representações de diversos setores da sociedade”, disse. Segundo ele, entre as prioridades levantadas pela comunidade estão a promoção do intercâmbio cultural, o fomento à literatura, o resgate da cultura popular e das feiras culturais, além do incentivo às artes cênicas, música, artesanato, cultura afro e apoio para a criação do Conselho Municipal de Cultura.
No município de Jitaúna, os participantes também estão preocupados com a manutenção dos grupos culturais e as manifestações culturais populares, mas também solicitaram apoio nas áreas de cultura digital, leitura com a revitalização da biblioteca pública, além da realização de oficinas culturais, construção de um museu histórico e de uma casa de cultura.
A mobilização para os encontros municipais está sendo realizada pelos 30 agentes culturais selecionados para atuar nos 26 territórios de identidade do Estado, que estão divulgando a proposta da II Conferência Estadual de Cultura no interior do Estado. No período de 17 deste mês a 18 de outubro, acontecem os encontros territoriais, nos quais as propostas dos municípios serão agrupadas e priorizadas, culminando com a conferência estadual, que será realizada em outubro, no município de Feira de Santana.