O Palacete das Artes, antigo Palacete Comendador Bernardo Martins Catharino, localizado no bairro da Graça, em Salvador, recebe amanhã (5), às 10h, 40 alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O objetivo da visita é propor atividade prática por meio da vivência dos estudantes com espaços e construções típicas de fins do século 19, início do século 20 e as novas arquiteturas.
O arquiteto Valdinei Nascimento, professor dos alunos do 1º ano de graduação da faculdade, disse que pretende possibilitar um maior conhecimento simbólico das representações espaciais, da formatação de um museu e de conhecimentos específicos da área, como a conservação artística e as novas arquiteturas.
Segundo o diretor do museu, Murilo Ribeiro, a arquitetura do conjunto também está bem representada pelo novo prédio de linhas contemporâneas. “O novo anexo do palacete está integrado à construção do antigo casarão de maneira suave e adequada, com projeto de autoria do arquiteto Marcelo Ferraz, integrante do escritório de discípulos da renomada arquiteta Lina Bo Bardi”, afirmou.