Com parceria do Goethe Institut Salvador/Bahia e da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), a artista multimídia e videomaker baiana Mônica Simões abre inscrições para a Oficina de Video Arte 2007.
As aulas começam no dia 2 de outubro e terminam em 6 de novembro, no Goethe Institut Salvador/Bahia, sempre terças e quintas-feiras, das 19 às 22h. Com carga horária total de 50 horas, a oficina utilizará apenas um sábado (dia 13 de outubro), das 8 às 17 horas. Podem se inscrever pessoas e profissionais de arte eletrônica, interessados em processos criativos, artistas visuais e estudantes de cinema, comunicação, fotografia e artes plásticas.
De acordo com a videomaker, a conceituação da oficina pretende se basear na linguagem videográfica e cinematográfica de filmes e através de aulas práticas, com o objetivo de transmitir noções básicas de roteiro, fotografia, sonoplastia e edição, além da realização de um vídeo arte como resultado final.
A Oficina de Vídeo Arte também quer possibilitar que cada participante vivencie todas as funções que envolvem uma produção de áudio-visual, como roteirizar, fotografar, fazer trilha sonora, editar, divulgar ou exibir. “Isso permitirá que cada um possa descobrir qual das funções está mais apto ou tem mais talento para exercer”, explica Mônica.
A escolaridade mínima exigida para participar da Oficina de Arte, é de 2° grau completo. O horário de atendimento é de 9 às 12 horas e das 15 às 18 horas no Goethe Institut Bahia (Icba), localizado na Avenida 7 de Setembro, nº1809, Corredor da Vitória. Outras informações através do Tel. (71) 3337-0120. Os interessados devem se apressar, pois estão sendo disponibilizadas apenas 30 vagas.

Histórico

Voltando de São Paulo, onde participou em meados de agosto da exibição pública do documentário “Inventar no Cotidiano”, que dirigiu para o Centro de Estudos da Metrópole (CEM, www.centrodametropole.org.br) vinculado ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap, www.cebrap.org.br), Mônica Simões retorna a Salvador com outros projetos seqüenciados. “Além da Oficina de Vídeo Arte em parceria com a Dimas/Funceb e o Goethe, estou executando mais dois outros projetos dialogando com artistas como a dançarina e pesquisadora de vídeo arte em São Paulo, Lali Krotoszynski, e outro com o artista plástico Nicolau Vergueiro, radicado em Los Angeles (EUA)”, diz a videomaker.
Mais um recente documentário dirigido e roteirizado por Mônica no primeiro semestre deste ano (2007), foi o que aborda a vida e obra do revolucionário educador baiano Anísio Teixeira, encomendado pelo Ministério da Cultura (Minc), já finalizado.
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Mônica Simões tem formação em História pela Ufba, estudou entre 1995 e 1996 na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia, Alemanha, e é reconhecida por dezenas de trabalhos documentais e artísticos.
Na área de vídeo ganhou vários prêmios como o de Melhor Concepção no Festival do Filme Etnográfico no Rio de Janeiro (2001) com Uma cidade, patrocinado pela Petrobras, Melhor Fotografia da Associação Brasileira de Agências de Propaganda (Abap) por Quilombos Urbanos (1995). Com instalações de arte recebeu, em 2001, o 1º Prêmio do Salão do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/Ipac) com Latitude, e em 1997 o Prêmio Copene para Artes Plásticas com a instalação Lambe-Lambe.