Novas oportunidades de investimento na Bahia vêm despertando o interesse de empresários espanhóis, interessados em desenvolver projetos no estado. Hoje (17) à tarde, o secretário do Planejamento, Ronald Lobato, recebeu o consultor internacional de projetos Jose Garcia Cuenca, que veio prospectar possíveis investimentos nas áreas de engenharia, serviços públicos, transportes e consultoria.
Uma breve explanação sobre os principais projetos nas áreas de infra-estrutura e logística foi feita pelo secretário Ronald Lobato para o consultor espanhol. Foi destacado o projeto de construção da Ferrovia Transcontinental, que vai ligar a Bahia ao Atlântico e, em seguida, ao Puerto Bayovar, no Peru. “Esta deverá ser uma das obras mais importantes do governo, pela sua significação do ponto de vista nacional e continental”, diz Lobato, acrescentando que estados como Tocantins, Mato Grosso e Goiás também já manifestaram o interesse na ferrovia, que facilitará o escoamento de suas produções.
O estudo de viabilidade técnica para a construção da ferrovia, que deverá ser iniciado dentro dos próximos 60 dias, vai indicar o traçado mais viável e a melhor opção de porto para a ligação com o Atlântico. Seis sítios portuários estão sendo avaliados como alternativa para a construção do chamado porto sul, que deverá ser próximo ao município de Ilhéus. “Nosso objetivo é reinserir o estado no desenvolvimento nacional, a partir do eixo leste-oeste”, explicou o secretário.
Segundo o consultor espanhol, que também esteve em contato com outros secretários estaduais, a Bahia tem uma série de projetos interessantes nas áreas de meio ambiente, portos e infra-estrutura. “Estamos conhecendo e estudando parcerias dentro dessas oportunidades apresentadas”, disse.