As Secretarias Estaduais de Educação da Bahia (SEC) e do Paraná assinaram termo de cooperação mútua visando a doação, por parte do Paraná, de softwares que possibilitam a construção de um ambiente virtual pedagógico colaborativo e a disponibilização de suporte técnico para implantação de uma TV web (pela internet) pública na Bahia, que atenda às demandas das redes estadual e municipais de ensino.
A TV pública baiana deve atuar nos moldes da TV Paulo Freire, experiência exitosa realizada no Paraná. Nesta parceria, a SEC se compromete a disponibilizar a sua infra-estrutura técnico-pedagógica em Educação à Distância (EAD) para a rede paranaense. Dessa forma, a TV Paulo Freire e a TV EAD da Bahia, que terá o nome do patrono da instituição, o educador baiano Anísio Teixeira, se comprometem a compartilhar o acervo de imagem, som e vídeo e a fornecer mutuamente consultoria técnica e pedagógica.
Os secretários da Educação da Bahia, Adeum Sauer, do Paraná, Maurício Requião, e o diretor geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Penildon Silva Filho, representaram os interesses das duas unidades federativas, em solenidade realizada durante a "Escola de Governo", encontro semanal transmitido ao vivo pela TV Educativa paranaense, com a presença do governador Roberto Requião, no dia 4 passado.
Sauer entende que o sistema de TV on line será instrumento para integração entre a rede estadual e as redes municipais do estado. "Esta parceria é mais um avanço dessa gestão, já que a Educação não pode ignorar os avanços tecnológicos da informação e comunicação. Pelo contrário, temos que incorporar e inovar metodologicamente", analisou.
Requião explicitou o interesse da rede de seu estado em incorporar a experiência e abordagem em Educação a Distância, que tem se desenvolvido na Bahia pelo Instituto Anísio Teixeira e é especialmente voltada para a formação inicial e continuada de professores e demais profissionais da Educação. O Paraná atua com softwares livres que serão disponibilizados juntamente com uma consultoria pedagógica, em benefício dos dois estados.
"A parceria é um exemplo de soluções que se dão no âmbito público, pode ter grande impacto e quase sem custos para o governo", explica Sauer. O secretário defende a estruturação de sistemas que interliguem as diversas unidades que compõem a Rede de ensino. A Bahia conta com 1.756 escolas estaduais e contempla 1,3 milhões de alunos.
O diretor do IAT ressaltou que “a implantação da TV EAD terá uma proposta sócio-construtivista que valorizará a diversidade cultural da Bahia. Vamos aprofundar o uso das tecnologias educacionais e desenvolver a educomunicação. Nesta experiência, os protagonistas serão alunos e professores", explica Penildon. O diretor do IAT fará visita às instalações da TV Paulo Freire e participa do 13º Congresso Internacional de Educação à Distância, em Curitiba.